Andrea del Verrocchio

Publicado em Atualizado em

Andrea del Verrocchio (Florença, 1435 – 1488) foi um pintor e escultor de Florença, no período renascentista, activo na corte de Lorenzo de Medici, e famoso pela oficina de artistas que dirigiu, e onde aprenderam, entre outros, Sandro Botticelli, Leonardo da Vinci, Pietro Perugino, Lorenzo di Credi e Domenico Ghirlandaio.
 
Dado geralmente a temas religiosos, Verrochio pintava composições clássicas, com nítido conhecimento anatómico e perfeito domínio da perspectiva. Diz-se, no entanto, que ao ver génio de Leonardo, decidiu deixar a pintura. Na escultura foi um herdeiro do estilo de Donatello, e é famoso por obras importantes como o monumento equestre a Bartolomeo Colleoni.
 
É hoje difícil saber com certeza que pinturas são de facto suas, ou dos seus alunos, que inicialmente pintavam no estilo de Verrocchio. Nalguns casos estas são atribuídas a mais que um autor, como no célebre “Baptismo de Cristo”, onde pelo menos um dos anjos foi pintado por Leonardo da Vinci.
 

São Jerónimo
São Jerónimo (San Girolamo)
Papel sobre madeira, c. 1465
Galleria Palatina (Palazzo Pitti), Florença

A Virgem, o menino e os Dois Anjos
A Virgem, o menino e os Dois Anjos (Madonna del Latte)
Têmpera sobre madeira, c. 1467-1469
National Gallery, Londres
Virgem com o Menino
Virgem com o Menino (Madonna col Bambino)
Têmpera sobre painel, c. 1470
Staatliche Museen zu Berlin, Gemäldegalerie, Berlim
Virgem com o Menino
Virgem com o Menino (Madonna col Bambino)
Têmpera sobre tela, c. 1470-1475
Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque
Virgem Adorando o Menino
Virgem Adorando o Menino (The Ruskin Madonna)
Têmpera e óleo sobre tela, transferido de painel, c. 1470–1475
Scottish National Gallery, Edimburgo
O Baptismo de Cristo
O Baptismo de Cristo (Battesimo di Cristo)
Óleo e têmpera sobre madeira, c. 1475
Galleria degli Uffizi, Florença
(com Leonardo da Vinci)
A Batalha de Pidna
A Batalha de Pidna (La battaglia di Pidna)
Têmpera sobre painel, c. 1475
Musée Jacquemart André, Pari
A Virgem, o Menino e os Dois Anjos
A Virgem, o Menino e os Dois Anjos
c. 1476-1478
National Gallery, Londres
(com Lorenzo di Credi)
Tobias e o Anjo
Tobias e o Anjo (Tobiolo e l’angelo)
Têmpera sobre madeira c. 1470-1480
National Gallery, Londres
Virgem no Trono entre S. João Baptista e  S. Donato
Virgem no Trono entre S. João Baptista e S. Donato (Madonna e bambino con i santi / Madonna di Piazza)
Óleo sobre madeira, 1475-1483
Duomo di San Zeno, Pistoia
(com Lorenzo di Credi)

Deixe um comentário